Um modelo de gestão do conhecimento e inteligência cultural para reduzir o déficit de talentos no Perú: um estudo comparativo com a Alemanha

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Cristiano Trindade De Angelis
http://orcid.org/0000-0002-8934-9991

Resumo

Este artigo levanta a discussão sobre a importância de criar conhecimento e experiência relevantes através do desenvolvimento da Inteligência Cultural - IC dos estudantes peruanos e tem os seguintes objetivos: i) propor um modelo que possa capturar a relação entre cultura, conhecimento e inteligência e ii) fornecer evidências qualitativas de sua efetividade para reduzir a fuga de cérebros. Para explicar o impacto da IC na Gestão do Conhecimento (GC) e na Inteligência Organizacional (IO), este trabalho explora o desenvolvimento de um modelo de IC baseado na GC e na IO (modelo CCI) e muda a "cultura de dependência do aluno" e, portanto, reduz o déficit de talentos no Perú. O modelo CCI é construído com base nos resultados de 35 entrevistas em duas universidades peruanas e uma universidade alemã e testa empiricamente 3 hipóteses através da Modelagem de Equações Estruturais. A principal conclusão é que a Inteligência Cultural impacta a maturidade e a democracia e então seria muito importante a construção de um programa de Intercambio mais robusto que o atual Programa Latino Americano Alianza del Pacifico, em parceria com o programa Europeu Erasmus.

Palavras-chave: Fuga de cérebros, Inteligência cultural, Indústria 4.0, Gestão do conhecimento, Cultura nacional, Inteligência organizacional

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