Fontes e consequências do stress dos professores durante a pandemia da Covid-19

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Sara Pato
https://orcid.org/0000-0001-9243-0136
Elsa Fontainha
https://orcid.org/0000-0001-7870-3556

Resumo

A pandemia da covid-19 tem tido consequências graves e sem precedentes em múltiplas facetas da educação. Professores, estudantes, escolas e famílias foram afetados, e os impactos da pandemia irão repercutir-se também no futuro. O objetivo desta investigação é identificar e explicar as fontes e as consequências do stress e do burnout associados ao trabalho dos professores durante a pandemia, bem como a sua satisfação no trabalho e em relação à vida. Três fontes de stress são consideradas: as mudanças na organização, nos conteúdos e na quantidade de trabalho; o comportamento e desempenho dos estudantes; e o tecnostress. A investigação empírica baseia-se num inquérito original online aplicado aos professores do ensino público (ISCED 2 e 3) em Portugal. São recolhidas informações referentes a quatro períodos: antes da pandemia; no primeiro período de encerramento das escolas em 2020 (16 de março-16 de setembro); no segundo encerramento das escola em 2021 (15 de janeiro-5 de abril); no período do inquérito (junho-julho 2021). Os dados recolhidos incluem características e mudanças sobre: os professores e suas famílias; a satisfação no trabalho, o stress e o burnout; a satisfação em relação à vida; o tempo de trabalho e as funções docentes; o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; os objetivos, métodos e resultados do ensino; o stress no trabalho; as condições para realização do ensino remoto; as expectativas para o ano letivo 2021-22. Os resultados mostram que o stress no trabalho dos professores aumentou durante a pandemia, sendo o comportamento e desempenho dos estudantes um fator explicativo relevante. As dificuldades em conciliar o tempo de trabalho e o tempo pessoal são também fatores preditores do stress no trabalho dos professores. Existem ainda sinais de burnout crescente.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem online, Stress dos professores, Covid-19, Portugal

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